Pular para o conteúdo principal

Sarau Poetas iluminadas homenageia Mario Quintana com participação do autor Antonio Schimeneck

Sarau Poetas Iluminados: Angélica Rizzi convida o escritor Antônio Schimeneck numa homenagem ao poeta Mario Quintana
04/09/2012
Evento vai reunir música e poesia para celebrar os 106 anos de nascimento do autor de Caderno H
Nesta quarta-feira 05 de setembro, às 19h30min, a cantora, compositora, jornalista, escritora e produtora cultural Angélica Rizzi realiza mais uma edição do seu “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223, 4º Andar, Auditório Barbosa Lessa). Na ocasião, Angélica e seu convidado especial Antônio Schimeneck vão prestar um tributo ao poeta gaúcho que em 2012 completaria 106 anos. Intitulado "Mario Quintana: Dos oito aos oitenta", a noite promete belas intervenções poético-musicais e também momentos de fina ironia e sarcasmo bem Quintanianos, com algumas deliciosas histórias a respeito do falecido poeta alegretense que estão reunidas no livro "Ora Bolas - O humor de Mario Quintana" (L&PM) do jornalista Juarez Fonseca. Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Chico Merg, também vai cantar canções de seus dois CDs "Águas de Chuva" e "Angélica Rizzi à Italiana".
Sobre Angélica Rizzi
Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesialírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados “Parando para Pensar”, “Poesia para Todos”, “Prisioneiro da Paixão”, “Palavras e Existir”, nos quais abordou temas como amor e paixão, fruto de suas vivências e reflexões. Seu poema “Prisioneiro da Paixão” foi transformado em sarau musical em 2004 e apresentado em livrarias de Porto Alegre-RS. Em 2009 lançou o livro infantil, “Manoelito o Palhaço Tristonho”, na 55º Feira do Livro de Porto Alegre, em versão bilíngüe, com escrita de sinais para surdos (sign writing).
Em novembro de 2010, durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou seu segundo livro infantil, “Sol e as Ovelhas”, com escrita de sinais para surdos (sign writing) e ilustrações de Auracebio de Souza Pereira. Em 2010, lança na Palavraria o primeiro título da trilogia “Clube dos Solitários” (Giz Editorial), no qual tematiza sobre a solidão voluntária e a busca por liberdade. Em 2011, lança o seu primeiro romance "O poeta mais velho do mundo" (Editora VCS), que é o segundo título da trilogia iniciada no ano anterior com o "Clube dos Solitários". Atualmente prepara o terceiro livro que fecha a saga do personagem Alan Garavacchi.
Desde novembro de 2010, realiza em diversos espaços culturais da cidade seus Saraus Itinerantes Poetas Iluminados e Poetas Iluminadas, nos quais apresenta releituras das canções e poemas do universo beat em homenagem ao escritor Jack Kerouac e seus pares, e também homenageia figuras femininas que se destacam no mundo das artes.
Sobre Antônio SchimeneckEscritor estreante lança a novela juvenil "Por trás das cortinas" (Besouro Box) no próximo dia 14 de setembro, às 19h, no espaço Biblioteca Lucília Minssen na CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre). É um dos sócios da Ama Livros, uma nova distribuidora de obras literárias no RS. Antônio Schimeneck trabalhou durante 11 anos na biblioteca do Colégio Marista Rosário na capital envolvido diretamente em projetos voltados ao incentivo à leitura. Cursa atualmente a Faculdade de Letras da Unisinos e é o autor do projeto cultural "Mario Quintana: Dos oito aos oitenta". Mais infos pelo site amalivros.blogspot.com

ANGÉLICA RIZZI APRESENTA “SARAU POETAS ILUMINADAS”
EDIÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO POETA MARIO QUINTANA
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223,4º Andar, Auditório Barbosa Lessa)
Quando: 05 de setembro, quarta-feira, às 19h30min
Participações especiais: escritor Antônio Schimeneck e violonista Chico Merg
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: http://www.cccev.com.br


Angélica Rizzi - escritora, cantora, poeta e compositora - Porto Alegre, Rio Grande do Sul / RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angélica Rizzi apresenta mais um “Sarau Poetas Iluminadas”

Angélica Rizzi apresenta mais um “Sarau Poetas Iluminadas” A artista gaúcha promove a leitura comentada das cartas de amor de Ofélia Queiroz para o poeta e escritor português Fernando Pessoa   Nesta quarta-feira 1º de agosto, às 19 horas, a cantora, compositora, jornalista, escritora e produtora cultural Angélica Rizzi realiza mais uma edição do seu “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. O evento ocorre na Sala Barbosa Lessa, 4º andar, e a realização integra o projeto institucional "Quarta Tem Sarau no Quarto" do CCCEV.  No encontro poético-musical haverá a leitura comentada das cartas de Ofélia Queiroz (ou "Ophélia Queiroz", indistintamente) para o seu então namorado, o poeta e escritor lisboeta Fernando Pessoa (1888-1935). O enlace amoroso entre Ofélia e Pessoa pode ser dividido em duas fases: de 1º de maio a 29 de novembro de 1920 e de 11 de setemb...

Angélica Rizzi apresenta nova edição do “Sarau Poetas Iluminadas”

Angélica Rizzi apresenta nova edição do “Sarau Poetas Iluminadas” Artista gaúcha homenageia Jane Austen no evento que ocorre no CCCEV Nesta quarta-feira 21 de março, às 19h, a cantora, compositora, jornalista e escritora Angélica Rizzi protagoniza mais uma edição do “Sarau Poetas Iluminadas” no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223, 4º Andar). Na ocasião, Angélica vai render uma homenagem àquela que foi considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa. Haverá leitura de trechos selecionados da obra mais celebrada de Jane Austen,  Orgulho e Preconceito,  debate com o público e intervenções musicais. O “Sarau Poetas Iluminadas” de Angélica Rizzi é um projeto cultural itinerante que é realizado desde 2011. Seu objetivo é prestar tributo às figuras femininas de destaque no mundo das artes. Como escritora Angélica Rizzi tem nove obras literárias lançadas, seu mais recente livro chama-se “O poeta mais velho do mundo”, um romance lançado no ano passado....

Libertad o Muerte

Libertad o Muerte(A.Rizzi) Água-doce Banha corpos salgados, pelo vento. Ondas e, espumas. Beijam-se Movem redemoinhos Um corpo estendido Río de la Plata -Lá crianças aprendem a nadar -Voltando a superfície Rasa, Lodosa. Sombra em movimento Vitrines, Espelhos Construindo egos, avolumam as vaidades. Envolvendo-se com a chuva Dispersa os veículos em movimento {velozes}. ainda acredito na promessa de um dia de sol. Na busca concreta do amor Na poesia em versos alexandrinos Na genialidade de Vilaró -"Libertad o Muerte" *(imagem da tela Operários de Tarsila do Amaral)